WEB 3 e as possibilidades das tecnologias atuais no metaverso

Autores: Cátia Justen Petry - Guilherme Pasqualini - Pedro Vieira Steinbach

No dia 3 de Maio, quarta-feira, os acadêmicos da terceira fase do curso de Produção Multimídia tiveram uma aula com a participação especial de Tiago Luiz Mendonça, Designer 3D, sobre WEB 3 e possibilidades das tecnologias atuais no metaverso.

Essa participação durou mais de uma hora e meia com explicações e exemplos do Tiago, além de uma conversa ao final com os alunos para poder tirar dúvidas e falar sobre possibilidades que podem acontecer ao longo dos próximos anos, nessa passagem de WEB2 para WEB3, a Web 2.0 é a versão atual da Internet que permite a interatividade e colaboração entre usuários, como nas redes sociais e aplicativos de compartilhamento de conteúdo. Já a Web 3.0 é uma evolução que busca oferecer uma Internet descentralizada, com maior privacidade e segurança, utilizando tecnologias como blockchain e inteligência artificial para criar novas possibilidades e experiências para os usuários.

Um dos principais pontos abordados foi o blockchain explicando como ele funciona e para o que serve. Blockchain é uma tecnologia de contabilidade digital distribuída que registra transações e armazena dados de forma segura, descentralizada e transparente. Ele permite que várias partes tenham acesso simultâneo a um banco de dados digital compartilhado sem a necessidade de uma autoridade central.

Em um blockchain, cada transação ou dado é registrado como um “bloco” é adicionado a uma “cadeia” de blocos anteriores, criando um registro inquebrável e imutável. As transações são verificadas e processadas usando algoritmos complexos e, uma vez adicionadas, não podem ser alteradas ou excluídas sem o consenso da rede.

Isso torna a tecnologia blockchain altamente segura, transparente e resistente a fraudes, hackers ou outras atividades maliciosas.

A tecnologia foi desenvolvida inicialmente para a criptomoeda Bitcoin, mas desde então foi adaptada para uma ampla gama de aplicações, como por exemplo a transação de artes digitais – as chamadas NFT’s, além de ser possível acessar um aplicativo para músicas, o LGND Music.

Um outro tema abordado foi o METAVERSO que se refere a uma nova dimensão da internet, na qual as fronteiras entre o mundo físico e o virtual se tornam cada vez mais próximas. De forma resumida podemos dizer que o metaverso é um universo virtual completamente imersivo e em tempo real, onde os usuários podem interagir com ambientes digitais, objetos, personagens e outros usuários em tempo real.

Podemos dizer que o metaverso está revolucionando a forma como interagimos com o mundo digital e que diariamente criam-se novas oportunidades de negócios e comunicação. Um dos exemplos citados foi o caso das lojas online, onde você consegue ver e comprar um determinado produto e visualizá-lo em 3D. Com as tecnologias do metaverso podemos não só visualizar, mas também girar e posicionar o item em um determinado ambiente.

Algumas empresas têm explorado o uso de avatares no metaverso como uma forma de representação virtual dos seus colaboradores. Por exemplo, uma empresa pode criar avatares para cada colaborador, com informações como nome, função, departamento e outras informações relevantes. Os colaboradores podem então se identificar através de seus avatares e interagir com outros membros da equipe no ambiente virtual.

Enfim, o metaverso é o próximo passo da experiência do usuário na web, totalmente imersiva e realista.

E por que o metaverso é tão famoso? Porque ele facilita diversas ações que precisaríamos tomar no mundo real, como assistir a uma audiência com advogado, ir até o local do fórum ou se encontrar com alguém pessoalmente. Tudo isso pode ser feito de forma digital tendo sistema de áudio dolby atmos que é também uma novidade na questão de áudio e experiência.

O próprio sistema 8D de som em alguns cinemas faz parte desse próximo passo que logo será integrado com o metaverso.

Por que atravessar o país para ver aquele seu artista favorito, se você pode ter uma experiência imersiva com ele de forma digital.

Apesar de alguns desafios, o metaverso oferece uma oportunidade única para as empresas se conectarem com seus colaboradores e clientes de uma forma mais imersiva e interativa do que nunca. À medida que a tecnologia evolui e mais empresas começam a explorar o seu potencial, é provável que vejamos um aumento no uso do metaverso para criar novas formas de experiência digital e transformar a maneira como interagimos com o mundo virtual.

Podemos concluir que a Web 3.0 é uma grande evolução da Internet e promete revolucionar. Com a descentralização, privacidade e segurança como pilares fundamentais, tem o potencial de transformar a forma como fazemos negócios, compartilhamos informações e nos conectamos com o mundo ao nosso redor. Com novas tecnologias em desenvolvimento e avanços constantes na inteligência artificial, estamos apenas descobrindo o que a Web 3.0 tem a oferecer e como ela irá moldar o futuro da Internet.