top of page
  • Foto do escritorJean Caetano

O Fotojornalismo e a sua importância social

Atualizado: 30 de nov. de 2022

Por: Amanda Heloisa Brasil

Criado por volta de 1842, o Fotojornalismo até hoje se mantém como um tipo de fotografia de extrema importância para a sociedade. Entenda agora o porquê:




Através de fotos pode-se constatar diversos fatos que por muitas vezes poderiam se perder ao longo do tempo, e ser esquecido pela sociedade.


O fotojornalismo, um gênero de fotografia não artística, que tem como grande finalidade registrar momentos históricos, e também informar a população sobre os acontecimentos que ocorrem na sociedade.


Um dos objetivos do fotojornalismo é mostrar à sociedade fatos importantes - que por muitas vezes podem acabar "escondidos" e, com o tempo, esquecidos, seja pela pouca visibilidade e importância dada a alguns acontecimentos ou pela tentativa de mascarar fatos polêmicos que podem ser prejudiciais a um grupo de pessoas, ou governo.


Outro objetivo que pode-se destacar é registrar, noticiar e comunicar fatos e/ou eventos do dia a dia regional ou global. Barreiras são rompidas com a fotografia, que é capaz de levar a notícia até mesmo a pessoas que por algum motivo não sabem ler.


Diferentemente da fotografia documental que busca mostrar o lado mais cultural e muitas vezes mais bonito dos fatos ou de um povo. A fotografia jornalística mostra uma visão mais real ou pelo menos real na visão do fotógrafo, deixa de lado a estética e expõe fotografias que por diversas vezes irão chocar o espectador, com o papel de trazer uma emoção a mais para a notícia.


O fotojornalismo pode mostrar à população o pior lado de algo ou alguém, como por exemplo o trabalho do fotógrafo Luiz Alfredo, que fotografou o Hospital Colônia de Barbacena na década de 1960, e documentado pela jornalista Daniela Arbex em seu Livro “ Holocausto Brasileiro” lançado em 2013.





Fotógrafo Luiz Alfredo Sentado com uma camera na mão
Fotógrafo Luiz Alfredo, 1961, enquanto visitava o Hospital Colônia com o Jornal o Cruzeiro


Pacientes do Hospital Colônia, 1961 - Fotografia de Luiz Alfredo.




704 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page