top of page
  • Foto do escritorJean Caetano

Entenda como funciona a nova tecnologia de internet móvel 5G

Por: Cátia Justen Petry


O que é o 5G?

A tecnologia 5G é a quinta geração de internet móvel que chegará em todo território nacional até 31 de julho de 2029 segundo cronograma da ANATEL. Esta terá um alcance e velocidade que promete grande revolução. A nova rede 5G permitirá a interconexão de equipamentos e dispositivos que possibilitam o acesso a produtos inovadores e utilidades domésticas,e desenvolvem a chamada Internet das Coisas (IoT).

A nova tecnologia permitirá o uso em telefones celulares e gadgets que não são conectados à rede wifi ou internet por cabo. Tudo isso pela rapidez e eficiência da tecnologia que processa as informações de forma muito mais ágil.


Por que o 5G é importante?

O papel do 5G é aumentar a capacidade de tráfego de dados, oferecer uma conexão mais rápida e alta, mesmo com um maior número de pessoas conectadas.

O 5G também é um meio para possibilitar o desenvolvimento de tecnologias de telecomunicações mais robustas.

Tecnologia 5G: como funciona?

As redes 5G têm o seu funcionamento possível por meio das ondas de rádio, da mesma maneira que ocorre com as conexões de rede da geração anterior. Apesar disso, o espectro coberto pelo 5G é significativamente maior do que os anteriores: 600 e 700 MHz, 26 e 28 Ghz e 38 e 42 GHz.

Quais impactos são esperados?

Além de fazer com que as outras gerações de conexão à rede se tornem melhores, o 5G vai impactar nossas vidas também em outras áreas, como por exemplo, saúde e transporte.

Será possível um médico operar em cirurgias sem que ele esteja fisicamente presente na sala de cirurgia, será possível também que carros possam se movimentar sem a necessidade de um motorista. Imagina só o impacto que isso pode causar nos serviços de transporte público e no setor de saúde em áreas mais remotas que não contam com a presença de médicos especializados.

Aquela conversa com os familiares que estão em outros países vai poder acontecer de forma mais instantânea, assim que encurtar as distâncias para que você se sinta mais próximo dos seus entes queridos também será possível com essa nova tecnologia.


Implantação do 5G no Brasil

Para que o sinal 5G no Brasil possa ser instalado, há a necessidade de certa infraestrutura já existente nas localidades. Por isso, as Estação Rádio Base ou ERBs nos municípios do Brasil, servem como referência para a determinação de quando o 5G vai chegar na sua cidade. As ERBs fazem a conexão entre o seu celular e a companhia telefônica que oferece o serviço na sua região.

Sendo assim, de acordo com a Anatel, o 5G vai ser instalado no território brasileiro nas seguintes datas:

  • 29 de setembro de 2022: capitais e Distrito Federal que tenham uma ERB a cada 100 mil habitantes.

  • 31 de julho de 2023: capitais e Distrito Federal que tenham uma ERB a cada 50 mil habitantes.

  • 31 de julho de 2024: capitais e Distrito Federal que tenham uma ERB a cada 30 mil habitantes.

  • 31 de julho de 2025: capitais e Distrito Federal e cidades com mais de 500 mil habitantes que tenham uma ERB a cada 10 mil habitantes.

  • 31 de julho de 2026: cidades com mais de 200 mil habitantes que tenham uma ERB a cada 15 mil habitantes.

  • 31 de julho de 2027: cidades com mais de 100 mil habitantes que tenham uma ERB a cada 15 mil habitantes.

  • 31 de julho de 2028: pelo menos 50% das cidades com mais de 30 mil habitantes que tenham uma ERB a cada 15 mil habitantes.

  • 31 de julho de 2029: todas as cidades com mais de 30 mil habitantes que tenham uma ERB a cada 15 mil habitantes.

Assim, a previsão para que a rede 5G no Brasil seja instalada em todo o país é somente para o final da década. No entanto, o acesso à rede 5G nas capitais e nas maiores cidades acontecerá em menos tempo.


Para resumir

a tecnologia 5G promete mudar a forma como nos relacionamos com a internet. A velocidade da conexão em tempo real, a possibilidade de conectar diversos aparelhos a um só dispositivo sem a necessidade de cabos ou fios, uma experiência em jogos online que vai transportar o jogador ao cenário do jogo de uma maneira incrivelmente realista.

40 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page