top of page
  • Foto do escritorAgência Multimídia Experimental Unidavi

Acadêmicos de Multimídia tem encontro com o chefe de design de produto da SPARCK

Veja como foi essa incrível palestra sobre sobre Design UX diretamente da terra da rainha.


Por: Gabriel Lorenzi, Letícia Dell’Andrea e Vitória Odorizzi



Na quarta-feira, dia 15 de março, os acadêmicos da terceira fase do curso de produção multimídia tiveram uma aula diferenciada. O palestrante da noite, Hélio Costa, especialista em design de produto com mais de 20 anos de experiência em design de interação, trouxe a palestra “Explorando as diversas metodologias de design” com fatos e discussões interessantes e importantes para futuros profissionais da área criativa.


Hélio, nascido em São Paulo, mas residente em Londres há mais de 6 anos, contou sobre sua trajetória com o design e explicou de forma dinâmica os métodos e a importância do UX Design nos dias atuais. Foi discutida a importância de fazer um design focado no usuário, acessível, útil e agradável ao público alvo. Além disso, as diversas possibilidades para seguir durante o processo criativo para chegar a um bom resultado, no qual cada projeto vai se adequar a uma diferente metodologia baseada em melhorar o ambiente, tanto físico como digital, facilitando cada vez mais a compreensão e comunicação do usuário com tudo.



Os tópicos apresentados foram o Lean UX – protótipo lançado o quanto antes quando não se tem tempo para a pesquisa –, Design Sprint – processo de 5 dias para desenvolver, prototipar, testar e validar uma ideia. Entretanto, o grande destaque fica com o Double Diamond que é, basicamente, a representação visual do processo de design e inovação, afunilando a etapa do projeto; e o Design Thinking, filosofia de abordagem prática e centrada no usuário para a solução de problemas, possuindo 6 fases: empatia - análise - ideação - prototipação - imersão - implementação.


A palestra serviu de muito aprendizado e esclarecimentos para os alunos que logo irão se formar e entrar no mercado de trabalho. Agradecemos muito ao Hélio que tirou uma parte do seu tempo para conversar com a turma e compartilhar seus conhecimentos, e, também, agradecemos a professora Claudia Crepaldi por promover essa oportunidade para nós.


42 visualizações1 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page